7 de maio de 2012

Atithi Tum Kab Jaoge (2010)



O quão indesejável por ser um hóspede? Eu mesma não gosto de ouvir falar em hóspedes. Pois é, enquanto uns estão desejando ter hóspede, outros, como eu, estão desejando esses seres bem longe. Não é que todo hóspede seja indesejável, mas convenhamos que a maioria é.


Família já no auge do desgaste
Paneet (Ajay Devgan) é feliz com sua família, mas seu filho, que ainda é uma criança, sempre vê pessoas chegando a casa dos seus vizinhos, sempre vive a perguntar ao pai quando alguém irá visitá-los. Tão logo o menino começa a pedir por um hóspede, chega a sua casa o tio de Paneet, Lambodar. Que em seus primeiros segundos já se mostra um hóspede indesejável, como? O “velhinho” faz o favor de peidar bem na frente dos donos da casa, como a coisa mais normal do mundo, onde não seja falta de educação fazer isso.  O tio de Paneet (Paresh Rawal) insiste em chamá-lo de Pappu, e de cara já se mostra um homem tradicional aos moldes indianos, pois todos sabem que em Mumbaai, vive-se como um ocidental, e para muitos que moram no interior da Índia isso é uma “desgraça”. Muitos acreditam que há uma enorme perda de valores da tradição familiar e cultural indiana por meio daqueles que vivem nas grandes cidades indianas. Tenho críticas quanto a isso, mas a ideia de valores é melhor discutida em outro post, quem sabe um dia, embora eu precise admitir que eles são bem ocidentais, se comparados ao resto da Índia.

O Tio de Puneet passa a incomodar a vida daquela casa de modo bem drástico. Ele começa pelo conforto e intimidade do casal, já que terão que dormir na sala, por que o tio deve dormir no ar-condicionado. Não bastava tirá-los do seu quarto, ele passa a acordá-los às 5:30 da manhã porque gargareja incomodando a todos, depois exige seu café seja feito para às 6:30. Ele interfere até mesmo na higiene pessoal da casa baseado nas suas superstições,  e por isso a nora, Munmun (Konkona Sen Sharma) não pode entrar na cozinha, sem tomar banho, por que é auspicioso (ou seja, dá azar ou coisa do tipo.) São essas e outras peripécias que ele apronta. Sim, talvez você possa gosta de hóspedes, ou não. Mas por mais indesejável que sejam sempre  há algo que possam acrescentar. 

Olha a cara da coisa!
Posso externalizar e dizer que o filme é sim um produto comercial, mas feito pra entreter do que qualquer outra coisa. No entanto,  o filme é superinteressante olhando de fora uma situação do dia-a-dia de muita gente, olhando pelo olhar do hóspede ou do anfitrião. Com situações adversas e complicadas, acredito que podemos tirar alguma coisa de boa, pois de alguma forma ela vai te beneficiar, acredite. É eu sei, que com um hóspede indesejável é impossível se pensar em coisas boas. Uma coisa que eu achei muito engraçada e divertida no filme formas as táticas e artimanhas que eles usam pra se livrar do hóspede. Usavam táticas que pareciam ser infalíveis, mas de alguma forma, a situação mudava e beneficiava o hóspede mala. E outra coisa que acho interessante é o quanto o menino se apega ao tio do pai. A criança se apega de tal forma, que o tio de Puneet passa ensiná-lo tudo o que sabe, e assim, transmitindo ao menino seus valores e suas raízes. 

Onde estão as crianças dispostas a prender dos valores e raízes de seus pais, ou dos pais de seus pais? Podem estar bem perto, bastar saber que tipo de pai essa criança tem.  O quão isso é bom, não sabemos, o importante é que eles aprendem os valores que lhes passam, ainda que estejam dispostos a remodelar esses valores. Um filho desejoso de um hóspede, a chegada de um hóspede indesejável, más consequências da chegada desse hospede... o que você faria se o seu cenário habitual mudasse e tudo não passassem de um mal entendido? É difícil de acreditar que as coisas ou a situação possa mudar para boas situações e coisas, quando se tem um hóspede indesejável.  Ah, só um lembrete não contrate um capanga pra se livrar dele, vai fazer o jogo virar e fique ciente, não é você que está no comando, você manda ele se livrar da visita e a visita salva a vida do meliante e aí? O meliante vai se virar contra você... Cuidado!! O importante é “curtir” a visita indesejada.
1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Ave Maria, me deu gastura só de imaginar esse tio mala! Adoro o Ajay, só vi 2 filmes com ele (nos quais ele estava todo maneiro, todo boss), mas já me tornei fã. XD Vou colocar esse filme na lista! XD

    ResponderExcluir