19 de junho de 2018

Kisna: The Warrior Poet (2005)


Kisna é um clássico filme indiano que aborda as principais temáticas de um filme sobre os conflitos entre indianos e britânicos nos períodos de invasão e consolidação britânica e, claro, a independência da Índia. Um filme recheado de conflitos, um amor proibido pelas circunstâncias e o clássico louvor ao amor de Krishna e Radha. Kisna é um filme clássico que lembra Aamir em seu clássico e quase oscarizado* Lagaan (2001), e também nos lembras das maravilhosas histórias que se apresentam em Mangal Pandey (2005), também com o Aamir, 1942: A love Story (1994), Viceroy's House (2017) e muitos outros.

*Lagaan foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2001, embora não tenha ganhado o prêmio, ele se tornou um sucesso e um clássico em todo o mundo. Eis a magia de Aamir Khan. 

Um amor, como o de Radha e Krishna. 



Kisna é um filme que conta a história de um homem comum, mas nem tanto, de uma pequena aldeia em uma parte remota da Índia. O filme é narrado em primeira pessoa por Catherine, que foi o grande e único amor da vida de Kisna. O filme tem como plano de fundo o conflito entre britânicos e indianos em 1947, com uma marca temporal entre um antes e depois da independência indiana, em que as insatisfações dos indianos ainda estão à flor da pele e desejam se vingar de seus opressores. Kisna, do ponto de vista artístico e cinematográfico é um tanto pretensioso, se você colocar seus olhos nos bastidores desse filme. O escritor, roteirista e diretor desse filme é Subhash Ghai, que dirigiu os famosos filmes: Taal(1999), Pardes (1997) e Yaadein (2001). 

Vivek como Kisna. <3 
O filme também conta com um elenco relativamente forte e pré-estabelecido, o filme conta com Vivek Oberoi como protagonista Kisna, Rajat Kapoor, em seu antagônico personagem: príncipe Raghuraj, conta também com participações especiais de Sushmita Shen, com um item number pra lá de esplêndido e hipnotizador, Om Puri em um personagem pra lá de divertido e cheio de compaixão e Amrish Puri como um clássico vilão dos filmes indianos. Com um elenco desses, Kisna tinha a fórmula perfeita pra ser um blockbuster na Índia, embora não tenha alcançado esse feito entre os indianos, Kisna é um filme muito procurado pelo público dos filmes indianos fora da Índia. 


Quando se fala de Kisna, a primeira coisa que nos vem a mente é a clássica música do filme, que nos atrai e arrebata, 'Woh Kisna Hai', que é uma música baseada no amor de Radha e Krishna. E embora o filme não tenha tido o melhor box office de 2005, ele não pode ser ignorado por causa dessa canção. Além de uma melodia maravilhosa aos nossos ouvidos, ela carrega consigo o início do clímax do filme. Outra música que é bastante apreciada nesse filme é 'Hum Hain Iss Pal Yahan', que carrega durante todo o filme a atmosfera romântica do casal protagonista. A trilha sonora desse filme é simplesmente criada e produzida por grandes nomes da música e da poesia indiana, logo, não nos espantemos com o sucesso das duas principais músicas do filme. Os nomes envolvidos nessa trilha sonora são: o produtor musical, cantor, letrista e compositor A.R. Rahman, ao lado do poeta e letrista Javed Aktar e do consagrado compositor e violinista Ismail Dabar. Embora o filme tenha uma trilha sonora incrível e arrebatadora, eu senti que a música 'My Wish Comes True' ficou um tanto deslocada e moderna demais pro contexto do filme. E ao mesmo tempo que sou decepcionada por essa música, sou confortada e surpreendida por 'Kahe Ujadi Mori Neend' que carrega um aspecto completamente indiano de ser com seu estilo clássico e folclórico. 


Antonia Bernath como Catherine
Quando falamos de Kisna, não podemos deixar de fora o principal suporte do filme e o lema de vida do protagonista, que é jamais perder seus princípios e jamais deixar de cumprir a sua palavra. Falar sobre os princípios de Kisna é simplesmente falar sobre o que move o filme. Kisna desde criança foi ensinado que jamais deve aceitar uma injustiça, seja ela cometida por quem quer que seja, seja seu irmão ou não. Também não podemos deixar de fora o conflito romântico que é um dos principais pilares desse filme. Talvez seja o pilar que eu mais amo e odeio desse filme, por quê? Porque eu fico encantada pela paixão e amor que Kisna e Catherine constroem desde a infância, bem como todas as adversidades que eles enfrentam e que são promovidas pelas circunstâncias de suas vidas e de quem eles são, ele, um homem indiano e ela, uma mulher inglesa. E ao mesmo tempo fico completamente irritada pelo atraso que a Lakshmi é pro casal, desde a sua infância. Eu, particularmente, não consigo aceitar que ela com sua obsessão e inveja tenha conseguido ficar com o Kisna e a Catherine não. Embora, eu apoie a decisão do Kisna em honrar a sua palavra de compromisso para com Lakshmi. 

Para mim, Kisna tem um personagem feminino indiano que foge completamente da usual mulher indiana. Lakshmi é uma mulher que carrega consigo um amor por Kisna desde a sua infância. E que desde então, ela demonstra inveja pela inicial amizade de Kisna e Catherine, e quando cresce se torna uma mulher obcecada por Kisna, embora em momento algum do filme ele dê o menor de sinal interesse romântico por ela. Uma coisa que também me deixa profundamente irritada na personagem é como ela se apega a Krishna como um interventor que levará Kisna até ela, até o seu coração. Tal situação me irrita, porque ela segue em um culto cego por Krishna na busca pelo amor de Kisna, que pra mim fica difícil aceitar que o filme a todo momento remete Kisna à Krishna. Sinto como se fosse uma situação muito paradoxal, embora muito justificável, já que o Krishna só fica com sua Radha em sua vida após a morte.

Kisna e Lakshmi

O que achei do filme? 
O que foi bom: Eu costumo considerar um filme indiano, no qual eu tenho sentimentos indefinidos de amor e ódio. Acredito que Kisna é o tipo de filme que cai bem para quem está começando a ser introduzido nos filmes indianos. É um filme que carrega todas as principais características de um tradicional filme indiano. Definitivamente o amor de Kisna e Catherine e as maravilhosas músicas 'Kahe Ujadi Mori Neend', 'Woh Kisna Hai' e 'Hum Hain Iss Pal Yahan' 
O que foi ruim: Uma boa parte dos conflitos finais do filme me pareceram um pouco cansativas, embora eu compreenda que devido o contexto de independência, não encaixar o conflito hindu-muçulmano causado pela partição, seria deixar de fora uma parte importante da história nacional indiana. 
Assistir ou não assistir: Assista, Kisna é antes de mais nada um clássico dos filmes indianos. Seu contexto histórico é maravilhoso e nos apresenta de forma épica o conflito entre indianos e britânicos, sem deixar de fora o romance e a boa música dos filmes indianos. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário