6 de junho de 2016

Meet the Patels (2014)




Olá, Pessoas maravilhosas!

Não sei por onde começar, bem, eu começarei com o detalhe de que isto não é um filme, mas um documentário biográfico. Muito divertido por sinal. O documentário é sobre Ravi Patel buscando uma a esposa perfeita dentro dos padrões casamenteiros indianos. A família de Ravi mora nos EUA há muito tempo, mas mesmo assim ele foi criado em uma cultura indiana, mesmo fora da Índia.

O que eu mais gostei do documentário foi como ele foi desenvolvido, em alguns momentos do documentário o Ravi desenvolve um dialogo com a pessoa que o está filmando e também produzindo o documentário, e está é a sua irmã, Geeta. Alguns dos diálogos entre Ravi e Geeta são feitos em forma de desenhos e ficou uma coisa muito fofa. Durante todo o documentário Ravi não diz o porque dele resolver fazer um documentário de si mesmo sobre casamentos tendo o seu casamento e relacionamentos como espelho, mas posso admitir, que o Ravi não é nenhum galã indiano, mas o curto documentário mostra que ele tem um excelente humor e carisma, o que o torna atrativo para quem assiste.

Desenho foto da família Patel :D
O documentário incia-se com Ravi falando o porque de se envolver na sua caçada para a esposa de seus sonhos através do sistema casamenteiro indiano, só que Ravi criado nos EUA, querendo ou não, sofreu algumas influências da cultura ocidental. Então, em um das viagens com sua família a Índia, os seus pais lhe informaram que ele devia casar pois iria fazer 30 anos. Outra coisa que eu gosto bastante no documentário que a todo momento ele quer está ali, mas também deixa bem claro que está ali não só por eles, mas por seus pais.

Então, Ravi diz que já que ele precisa casar e ele quer casar, ele não precisa casar com uma indiana que esteja na Índia, mas uma indiana que tenha tido a mesma educação que ele, e que tenha nascido no mesmo país, então a família retorna aos EUA para que a caçada a esposa perfeita comece. Só que para a família de Ravi, Os Patel, tinha consigo uma "lei" que era: 'Um Patel só casa com outro Patel". E antes que pensemos em incestos e essas coias, eles deixam bem claros que isso não acontece, mas que acreditam que de alguma forma todos os Patels estão relacionados entre si devido essa lei máxima entre todos os Patel de todos os cantos do mundo. Isso me faz lembrar que não tenho Patel no nome e não posso me casar com o Dev Patel. Chorei.

Família 'descolada' Patel
E logo eles procuram famílias Patel por todo o pais indiano e criam um triangulo no mapa indiano com um raio de 30m² e procuram a noiva na região demarcada, mas como o Ravi não quer uma noiva da Índia, mas do EUA, não teria como fazer por estarem espalhados os longo do país, então os indianos que lá vivem criaram uma outra alternativa, que são as "Bio-Dates", que é uma especie de currículo de casamento, sim, eu ri muito disso. Um detalhe muito importante sobre as "Bio-Dates", as pessoas nunca fazem o seu currículo sozinhos, ao terminarem seus currículo, os pais pegam o currículo e alteram ou inserem mais adjetivos, bons adjetivos, e passam para os parentes que também desejam participar daquele momento família. Ao finalizar, eles repassam o currículo entre si e então as famílias interessadas em Ravi manda o currículo de suas filhas ao pais dele e assim começa toda a jornada de viajar pelo país para conhecer suas pretendentes.

Papai e Mamãe Patel
Um dos pontos mais interessante do documentário é que não apenas o processo de escolha da noiva é mostrado, mas como se dá o relacionamento entre Ravi e sua família, como seus pais se comportam, o que eles pensam sobre as decisões que o Ravi toma ao longo do documentário. Eu fiquei do começo ao fim encantada com a conexão que existe entre a família Patel, o modo com ela se dá ao longo do ano é realmente interessante, e uma imagem que eu tinha na minha cabeça muito idealizada da família indiana, que talvez não tenha se desfeito, pelo fato de que Ravi e sua família sempre estiveram nos EUA e por isso suas ações culturais sejam um pouco diferenciada dos indianos que habitam a Índia.

Vale muito apena conferir, garanto a vocês que não é um documentário chato, mas bem divertido por sinal.
Ah! Meet the Patels está disponível no Netflix. 

Irmãos Patel. <3

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário