9 de julho de 2017

Kaatru Veliyidai (2017)



Gostaria de começar falando que esse filme é um filme indiano convencional não convencional. Bugou? Vem cá que eu te explico melhor. E também porque acho que esse é um dos melhores de 2017.




- A fantástica combinação de Mani Ratnam e A. R. Rahman
Não é nenhuma novidade para os apreciadores do cinema indiano que os filmes Ratnam e as músicas do Rahman são maravilhosamente surpreendente. Então imagina uma parceria entre eles, imaginou? Então, essa parceria já vem sendo feita há alguns anos e sempre carregam o sucesso em forma de arte. E da união artística desses dois temos filmes incríveis como Alaipayuthey (2000), Yuva (2004), Guru (2007) e muitos outros. 


- Cenário e fotografia
O Ratnam é muito detalhista nas escolha de cenários para a gravação de seus filmes, quando ele escreveu o roterio queria expressar o máximo da beleza e singularidade que o filme pedia e por isso filmou em lugares como Ooty, Kerala, Kodaikanal e outros. E claro, com lugares tão lindos, a fotografia ficou nas mãos do premiadíssimo Ravi Varman, que ganhou muitos prêmios por Barfi (2012) . 

- Os plots secundários
A história principal do filme é muito comum nos filmes indianos (por isso o um filme convencional), mas a forma como o Mani Ratnam trabalha a conexão da história principal com as histórias secundárias, é o que transforma Kaatru Veliyidai em um filme completamente não convencional. Os contrastes entre a Índia tradicional e a Índia moderna em um filme regional trouxe uma beleza extraordinária. A história da família dele, a história da família dela, o casamento da irmã e os amigos dele são plots que dão um toque mais do que especial a história.

Foquem nesses sorrisos maravilhosos!


- A magia da Rahman
Se tem uma coisa que nos conquista antes de assistir o filme é a trilha sonora. As músicas Tango Kelaayo, Azhagiye e Saarattu Vandiyile são as minhas favoritas. Cada um com sua particularidade. Tango Kelaayo é uma das minhas favoritas pelo ritmo de dança de salão latina com um toque indiano, além de um clip com uma beleza maravilhosa. Azhagiye é uma das que mais gostei pelo estilo bem despojado da música e clip, quando ouvi e assisti pela primeira vez tinha a forte sensação de estar vendo uma boyband indiana de sucesso, uma música leve e maravilhosa. E por fim a maravilhosa Saarattu Vandiyile com suas cores com ritmo envolvente. 

- Protagonistas
Um filme muito bom tem que ter personagens maravilhosos, com Kaatru Veliyidai não é diferente. Vamos começar destacando a Dra. Leela, interpretada pela Aditi Rao, que é uma atriz conhecida na industria tâmil e hindi, e que atuou em grandes filmes como Wazir, Delhi 6, Rockstar e outros. A personagem tem em si o contraste da Índia tradicional e moderna, além do mais consegue se movimentar muito bem nesses dois universos deixando marcante a mulher frágil e a mulher forte que existe nela. 

E por fim gostaria de destacar o personagem que mais se destaca nesse filme, não apenas por ser o protagonista e narrador do filme, mas por sua capacidade de ser muitos personagens em apenas um, Varun Chakrapani, VC. Esse personagem é interpretado por Karthi, irmão do grande ator tâmil Surya. Gostaria de destacar aqui que o Karthi é de fato a pessoa que dá e tira as cores do filme. Esse é o meu primeiro filme com ele e fiquei simplesmente maravilhada pela capacidade dele de se transformar conforme a situação exigida no filme. O típico Don Juan, mas também o típico personagem que está preso na sua solidão com seus monstros internos, mas está ali lutando pra se libertar. E além do mais, o Karthi é puro camaleão, ele se transforma várias vezes dentro de um mesmo filme e pra mim, a versatilidade de um ator em se transformar é a chave pra qualquer sucesso, pois só exprime o seu talento e capacidade de atuação. Temos aqui uma puxa-saco, babona do Karthi, temos sim. *risos*.

Os vários VC de Kaatru.

- E claro, essas cenas maravilhosas.
Como resistir a beleza desse filme? Quando eu terminei ele fiquei me indagando sobre isso. E ainda não encontrei a resposta. Espero que vocês também não encontrem, pois é um filme belíssimo. Um filme que não foi muito bem com o público, mas amado pelos cinéfilos e pela crítica, que descreveram como o filme a ser visto no futuro, pois não é um filme para todos, é um filme que precisa de amadurecimento. E eu tenho que concordar. 


Parece Ae Dil Mushkil Hai, com Cutiepie, mas não é tá?

Foca no charme desse homem? Focou? Apaixonei!

Essa mulher parece uma pintura de tão linda!

Backstreet Boys versão Tamil Nadu, Kaatru Veliyidai. ♥

E por último, resista.

Resista esse homem! Olha essa carinha de 'vem cá'.


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Mani Ratnam não é para todos mesmo. Não precisa de apresentação. Lindo filme. Lindas músicas e atuações de primeira. Regionais são lindos

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    Estou procurando por este filme já faz alguns meses. Vc saberia me dizer onde ele está disponível para baixá-lo ou assistí-lo online?
    Muito grata,

    ResponderExcluir